O nosso website utiliza cookies para fornecer a vocês, usuários, conteúdos e serviços de seu interesse, para melhorar a experiência durante sua navegação. Destacamos que referido uso é realizado de acordo com as obrigações legais com relação ao tratamento de dados pessoais e regulatórias aplicáveis ao segmento aeroportuário.
Para continuar navegando é importante que você leia e entenda os termos da nossa Política de utilização de cookies.

Porto Alegre Airport resgata a história da aviação gaúcha

Em parceria com o projeto Varig Experience, o Porto Alegre Airport resgata artefato que fez história no estado. Com 6,35 metros de comprimento e 14 metros de envergadura, o antigo planador PT-PAQ foi reformado pela Fraport Brasil e agora segue exposto no check-in do Terminal para apreciação dos passageiros e usuários do aeroporto.

O planador PT-PAQ, modelo Göppening Wolf, foi fabricado na Alemanha e fez sua primeira exibição em 1938, na capital gaúcha, durante as comemorações da Semana da Asa pela VAE (Varig Aero Esporte), escola criada pela Varig nos anos 30 e conhecida por ser uma das pioneiras no ensino de aviação no Brasil. Nesta ocasião, era identificado ainda pelo prefixo PP-10 e já batizado com o nome “Gaivota”.  Posteriormente este foi modificado para o prefixo PT-PAQ, quando começou a ser utilizado pelo Clube de Planadores Albatroz de Osório, após o encerramento das atividades da VAE.

Para alçar voo, poderia ser arrastado "morro abaixo", puxado por força motora ou, ainda, ser engatado em um avião e desacoplado em uma determinada altitude. O PT-PAQ chegou a atingir a altura de 2.950 metros, em 28 de fevereiro de 1943, estabelecendo um recorde sul-americano – fato considerado um grande feito para a época. Muito solicitado para demonstração de voos em Paradas da Mocidade e eventos em alusão ao Dia do Aviador, tornou-se uma das atrações aéreas que mais despertava a atenção dos gaúchos e, em especial, dos porto-alegrenses. Nos anos 70, o planador foi doado pelo Clube de Planadores Albatroz ao Museu Varig.

A ação reforça o apreço da Fraport Brasil pela história da aviação gaúcha e pela empresa Varig, referência em pioneirismo e qualidade de serviços no País.

 

Sobre o Varig Experience

Desde julho de 2016, o shopping Boulevard Laçador, em Porto Alegre, hospeda o Varig Experience, projeto que proporciona uma experiência única para quem é apaixonado por aviação. A iniciativa busca resgatar a memória da Varig através da exposição de diversas atrações que marcaram a história da companhia aérea, como um avião Douglas DC-3 restaurado e uniformes das comissárias de bordo.

A interação do público também pode se realizar através do site www.varigexperience.com.br, e pelas redes sociais Facebook (www.facebook.com/VarigExperience) e Instagram (@varigexperience). Nestes espaços, são resgatadas algumas memórias da Varig através de fotos, depoimentos e vídeos.

Fonte: documentos Museu Varig e Aeromuseu

Crédito Fotos | Divulgação: Fraport Brasil/ Wagner Herbstrith