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Operação temporária

A partir de 15/7/2024, o processamento de passageiros para check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque ocorrerá no Terminal de Passageiros do Porto Alegre Airport. Reforçamos que, no momento, os voos comerciais com passageiros seguem chegando e partindo da Base Aérea de Canoas.

 

Confira abaixo as principais informações sobre o funcionamento da operação:

Para realizar a compra, os passageiros devem consultar diretamente as companhias aéreas utilizando como destino ou local de saída Canoas (código QNS).

Porto Alegre Airport – Avenida Severo Dullius, 90.010. Porto Alegre

Acesso pela elevada, Portas 5 e 6.

Nenhum passageiro deve se dirigir diretamente a Base Aérea de Canoas.

Após o pouso, todos os passageiros, acompanhados de funcionários da Fraport Brasil, se dirigem ao Aeroporto de Porto Alegre em veículo fornecido pela concessionária.

Não é permitida a saída diretamente pela Base Aérea de Canoas.

Ao chegar no aeroporto, o transporte para no piso 2, em frente à porta 8.

24h

Não. A apresentação dos passageiros ocorre somente no aeroporto de Porto Alegre.

Não. Desde o dia 15/7/2024, as operações de check-in, despacho de bagagem, embarque e desembarque ocorrem somente no Terminal de Passageiros do Porto Alegre Airport.

Não. Todos os passageiros devem entrar no ônibus, logo que desembarcam da aeronave, e seguir para o aeroporto de Porto Alegre, de onde podem solicitar seus respectivos transportes.

O acesso ao Terminal será somente pelo piso 2.

Se você estiver chegando para o embarque, dirija-se a alça de acesso para o piso 2 e ingresse pelas portas 5 ou 6. Se você estiver de carro e for deixá-lo no estacionamento, utilize a via da esquerda e se dirija ao Estacionamento 2. Dentro do edifício garagem, pegue o elevador até o piso 3 para ingressar no Terminal pelas portas 5 ou 6.

O acesso ao Terminal será pelo piso 2.

O passageiro que precisa realizar o check-in e/ou despachar bagagem, deve ingressar pela porta 5 e se dirigir a área do check-in internacional, no mesmo piso de entrada (piso 2).

O passageiro que realizou o check-in online e não precisa despachar bagagem deve entrar pela porta 6 e seguir para a área do Embarque internacional, no piso 3, para fazer a leitura do seu bilhete e passar pelo canal de inspeção. Após este ponto, os passageiros são direcionados para a sala de embarque e, posteriormente, para os veículos de transporte que os levam para a Base Aérea.

Consulte o horário do seu voo diretamente com as companhias aéreas.

Cada passageiro pode embarcar com um item pessoal e uma bagagem de mão, conforme as regras de cada companhia aérea, sendo este responsável por seus itens desde o aeroporto até seu destino.

Conforme a franquia adquirida pelo passageiro, é possível despachar bagagens no aeroporto. Consulte sua companhia aérea para mais informações.

A retirada das bagagens despachadas é realizada no bolsão em frente à porta 8, dentro do Terminal de Passageiros.

O passageiro deve se apresentar no aeroporto de Porto Alegre 3h antes do seu voo.

O processo de embarque encerra 1h30 antes voo. Após este período, não é possível ingressar na sala de embarque.

Os passageiros devem comparecer ao aeroporto de Porto Alegre (Avenida Severo Dullius, 90.010. Porto Alegre) preferencialmente com o check-in já realizado. O acesso ao Terminal é pela alça de acesso que leva ao piso 2.

No local, o passageiro deve se dirigir ao piso 3, e ingressar na área do Embarque internacional onde passa pelo processo de inspeção (detector de metais e raio-X), conforme exige a legislação aeroportuária. Os passageiros aguardam na sala de embarque até que funcionários da Empresa Aérea e da Fraport Brasil os direcionem aos veículos fornecidos pela concessionária que os levam para a Base Aérea de Canoas.

Cada passageiro é responsável por sua bagagem de mão e item pessoal até o seu destino.

Não é permitido o embarque diretamente na Base Aérea de Canoas.

Operam as empresas Azul, Gol e Latam.

No momento, operam somente voos para destinos domésticos.

Estão disponíveis voos para os seguintes destinos: Campinas/SP (Aeroporto de Viracopos), Guarulhos/SP (GRU Airporto) e São Paulo/SP (Aeroporto de Congonhas).

Qualquer pessoa pode adquirir passagens para os voos que partem ou chegam na Base Aérea de Canoas.

Para realizar a compra, os passageiros devem consultar diretamente as companhias aéreas utilizando como destino ou local de saída Canoas (código QNS).

Algumas operações de alimentação estarão disponíveis de forma adaptada. Confira o horário:

Piso 2

Boutique do Sul - 6h às 18h

Caixa eletrônico - ao lado da porta 6

Casa Café - 24h

Degustar - 9h às 19h

Engraxate - 8h às 21h

Loft - 7h às 19h

Panvel - segunda a sábado, das 6h30 às 20h

Prawer - 8h às 19h

Protec Bag - 5h às 19h | 21h30 às 2h30

Royal Trudel - 11h40 às 20h

Universo Turismo - 8h às 19h

Vidalle - segunda a sexta, das 8h às 18h 

Voar Premium - 7h às 19h

 

Piso 3

Cameron - 7h às 21h

Chilie Beans - 8h às 18h

Cidade Porto Alegre - 24h

Bella Gula - 7h às 20h

Johnny Rockets - segunda a segunda, das 11h às 19h
 

Sala de embarque

Ambaar Club (Sala VIP) - 24h

Hudson - enquanto houver voos

Snoopy Café - 6h às 21h

 

Desembarque

Lugano - 8h às 21h

Sim, está disponível o Estacionamento 2, administrado pela Estapar, tanto para carros, como para motos.

O passageiro deve estacionar a partir do piso 2. Para acessar o Terminal de Passageiros, utilize o elevador do edifício garagem e se dirija ao piso 3. A entrada é pelas portas 5 e 6.

O pagamento deve ser feito diretamente no Estacionamento 2: no térreo há o guichê e caixa de autoatendimento, e no piso 3 há caixas de autoatendimento.

Sim. Para os passageiros que irão realizar o check-in ou o embarque a partir do aeroporto, o motorista de aplicativos deve se direcionar pela via elevada (piso 2) até as portas 5 ou 6.

Os passageiros que virão da Base Aérea, após o desembarque do ônibus, devem se deslocar do ponto de desembarque até o ponto de pick-up que permanece o mesmo, no canteiro central, em frente à porta 2.

Sim. Os passageiros que chegam da Base Aérea, devem sair pela porta 6 e se dirigir ao ponto de pick-up no meio-fio.

Sim. As locadoras de veículo Localiza, Locasul, Movida e Unidas estão funcionando. Há um balcão de atendimento na área de desembarque.

Sim. As agências de turismo estão operando. As empresas Brocker, Citral, Transfer Prime e Turistur estão com um atendimento temporário na área de desembarque.

A partir de 15/7/2024, os itens que se encontram no departamento ficarão disponíveis para retirada por mais 60 dias. Clique aqui e saiba como retirá-lo.

Conforme a Portaria nº. 12.168, de 16 de agosto de 2023, publicada no Diário Oficial da União em 29 de agosto de 2023, a Tarifa de Embarque é de R$53,14.

Este valor já compõe a passagem aérea adquirida pelo passageiro, não sendo necessário nenhum pagamento no local.

O valor para despacho de bagagem deve ser verificado junto com a companhia aérea responsável pelo voo.

De acordo com a resolução nº 280/2013 da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), o PNAE deve: informar ao operador aéreo as assistências necessárias no momento da contratação do serviço de transporte aéreo.

Estas pessoas terão prioridade no acesso ao embarque no transporte dedicado que os levará até a Base Aérea de Canoas bem como contarão com uma estrutura adequada para o embarque na aeronave.

Para registrar sua dúvida, sugestão, elogio ou insatisfação, relativo à operação temporária de retomada do aeroporto, preencha o formulário no site: https://portoalegre-airport.com.br/pt/institucional/ouvidoria ou envie e-mail para ouvidoriapoa@fraport-brasil.com.