Usamos cookies próprios para melhorar a experiência do usuário através de sua navegação. Ao continuar navegando você aceita seu uso. Mais Informação.

Porto Alegre Airport realiza treinamento de resposta à emergência

Na manhã de 26 de setembro, o Porto Alegre Airport realizou o Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (ESEA). A atividade, que segue normativa da Agência Nacional de Aviação Civil (RBAC 153), teve como objetivo treinar as diferentes equipes e serviços que atuam no aeroporto no momento de uma emergência aeroportuária. O exercício tem como foco revisar e checar os processos e procedimentos adotados no caso de uma emergência em aeródromo tendo como prioridade salvar vidas.

A ação foi desenhada em parceria com a SAMU e coordenada com os órgãos competentes e companhias aéreas para que nenhum impacto fosse gerado na operação do aeroporto. O ESEA simulou um incidente durante o abastecimento  de uma aeronave. Os órgãos responsáveis foram acionados e houve o resgate das vítimas. O treinamento foi realizado no Pátio 2 do aeroporto e contou com a participação de 50 voluntários.

Participaram do exercício a Total Cargo, que cedeu a aeronave; a BR Petrobras; os serviços de atendimento móvel da SAMU, da Unimed, da Ecco Salva, da Transul e da MED MAIS, que realiza o serviço de atendimento médico ao aeroporto; Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal; EPTC; Instituto Geral de Perícias; Cenipa; Decea; Corpo de Bombeiros; Seção Contraincêndio do aeroporto; e Defesa Civil do Município. Ao todo, o simulado teve o envolvimento de nove ambulâncias, um helicóptero da Polícia Civil, 12 motos da EPTC e uma viatura da PRF. Também compareceram duas viaturas da Defesa Civil e uma da Brigada Militar.