O nosso website utiliza cookies para fornecer a vocês, usuários, conteúdos e serviços de seu interesse, para melhorar a experiência durante sua navegação. Destacamos que referido uso é realizado de acordo com as obrigações legais com relação ao tratamento de dados pessoais e regulatórias aplicáveis ao segmento aeroportuário.
Para continuar navegando é importante que você leia e entenda os termos da nossa Política de utilização de cookies.

Frequência de voos internacionais quase triplica no primeiro semestre em Porto Alegre

Número de voos para fora do país teve crescimento de 170%, indo de 10 para 27 partidas semanais

A frequência de voos internacionais que partem do Porto Alegre Airport quase triplicou no primeiro semestre de 2025. As 10 partidas semanais registradas em janeiro saltaram para 27 em junho, o que representa um crescimento de 170% no período. Os destinos são variados e atendem aos pedidos dos passageiros: há conexões diretas para Buenos Aires, Lima, Santiago e até Lisboa.

Em janeiro, o aeroporto oferecia conexões diretas para Cidade do Panamá (Copa Airlines), Lima (Peru) e Santiago (Chile). Em março, a Aerolíneas Argentinas passou a operar voos com destino ao aeroporto Aeroparque (AEP), em Buenos Aires.

Em abril, a malha aérea ganhou o importante reforço da TAP Air Portugal, que opera rota direta com a cidade de Lisboa, uma das principais portas de entrada de brasileiros na Europa. São três partidas semanais para o destino, aos domingos, quartas e quintas-feiras. No mesmo mês, a Copa Airlines aumentou as frequências para o Panamá. Eram 17 partidas semanais no período.

Em maio, a GOL Linhas Aéreas também inaugurou rotas diretas para Buenos Aires, fortalecendo suas operações no Porto Alegre Airport. São oferecidas três partidas semanais pela companhia. Ainda em maio, a Copa Airlines aumentou a frequência e passou a oferecer voos diários para o Panamá. O número total de partidas por semana era de 23.

Em junho, um novo destino passou a ser opção para quem sai de Porto Alegre: Bariloche. A conexão direta, operada pela Azul, é uma excelente oportunidade para quem quer conhecer ou revisitar a cidade localizada na região da Patagônia argentina durante o inverno. A rota é sazonal e fica à disposição dos passageiros até o dia 24 de agosto. A Sky Airline também inaugurou, no mesmo mês, rota para Santiago. A conexão é sazonal e fica disponível até o dia 14 de setembro.
Assim, o primeiro semestre fechou com a oferta de 27 partidas semanais para destinos fora do Brasil.
O crescimento nas frequências e a oferta de uma malha aérea mais ampla e diversificada reflete o trabalho estratégico da Fraport Brasil, que busca oferecer a melhor experiência aos viajantes. O aumento fortalece e estimula a conectividade, a troca de culturas e a economia entre os destinos.

O gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil, Pedro Navega, pontua que o crescimento “é fruto de muito esforço coletivo e de negociações extensas e incansáveis com as empresas aéreas”, com as quais a Fraport Brasil tem "grande relação de confiança desde o começo", além da parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-RS).

"Esse incremento acelerado confirma o que já era claro: a gigantesca capacidade do Rio Grande do Sul de não apenas se reerguer, mas de se consolidar como uma das maiores economias do Brasil, e de vital importância para a aviação do país. Não à toa retomamos rotas como Panamá com Copa, Lisboa com TAP, Argentina com Aerolíneas, Chile com Sky, mas também ampliamos a oferta, com Gol para Argentina, Azul para Bariloche e Latam, que não só retomou para Lima e Santiago, mas vai também inaugurar uma rota para Buenos Aires e ampliar consideravelmente sua malha doméstica em Porto Alegre", avalia.

Mais opções de voo estão previstas para julho, que tem previsão de chegar a 33 frequências semanais. Além disso, a Latam também deve inaugurar conexão direta para Buenos Aires em setembro.

Publicado em 07/07/2025 | 8h30