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Guia do passageiro

Facilidades no aeroporto

Quais serviços estão disponíveis no aeroporto?
O Porto Alegre Airport oferece diversos serviços aos passageiros e usuários. Entre eles estão lojas, restaurantes, balcão de informação, casa de câmbio, estacionamento, lojas de companhias aéreas, wi-fi gratuito, entre outros.

Passagem Aérea

O que está incluído na passagem aérea?
Cada companhia aérea oferece serviços diferentes, sendo assim, antes de finalizar a compra da sua passagem, consulte os itens disponíveis. 

O que é taxa de embarque?
A taxa de embarque é uma tarifa aplicada pela administração aeroportuária para manter a manutenção da infraestrutura, como salas de embarque, pátio de manobras das aeronaves, elevadores, escadas rolantes, sanitários, equipamentos, entre outros. Essa taxa é cobrada pelas companhias aéreas no momento da compra da passagem e repassada à administração aeroportuária.  

Posso comprar a passagem aérea no aeroporto? 
Algumas empresas dispõem de lojas dentro do aeroporto e permitem a compra de passagem para o mesmo dia. Consulte detalhes com cada companhia.

É permitido cancelar a passagem ou mudar a data da viagem?
Para trocar a data ou cancelar a viagem é necessário procurar a companhia aérea e verificar as condições do contrato, firmado entre empresa e passageiro, no momento da compra da passagem. 

O que é voo com escala?
No voo com escala, a aeronave pousa em uma ou mais cidades antes do destino, para abastecimento, embarque ou desembarque de passageiros. No momento da escala, o passageiro não deve desembarcar, mas permanecer na aeronave até a nova decolagem. 

O que é voo com conexão?
Em casos de voo com conexão, o passageiro desembarca no aeroporto que não é o seu destino e embarca em outra aeronave para que siga até o destino. Se você está vindo de um voo doméstico e seguirá para outro trecho nacional, confira os dados do próximo voo e dirija-se ao portão de embarque. Se está vindo de um trecho doméstico e embarcará para um voo internacional, passe pela área de imigração da Polícia Federal. Caso você esteja vindo de um trecho internacional e embarcará em um trecho doméstico, passe pela imigração, pegue a sua bagagem, passe pela Receita Federal, busque a área para despachar sua bagagem e ingresse na área de embarque.

Documentação

Com quais documentos é possível viajar?
Ao se preparar para a viagem, verifique a documentação pessoal necessária, inclusive a de acompanhantes, especialmente se eles forem menores de idade. Todos os passageiros devem embarcar portando um documento oficial válido com foto (como RG, CNH ou passaporte). Crianças menores de 12 anos podem usar documento válido com foto ou certidão de nascimento (original ou cópia autenticada). Em caso de menores (crianças até 12 anos e adolescentes entre 12 e 17anos), deve-se observar a legislação pertinente e se há necessidade de documentos adicionais. Consulte também a companhia aérea.
Além do documento de identificação, o passageiro deve portar um cartão de embarque válido. Apenas titulares do cartão podem ingressar nas salas de embarque.
Carteira de Estudante não é aceita como documento de identificação.

E para voos internacionais?
Para voos internacionais, além de um documento válido com foto (passaporte), verifique as exigências do país de destino – como validade mínima do passaporte, visto de entrada ou trânsito, certificado de vacinação, dentre outras –, a fim de evitar eventuais transtornos.
Alguns países na América do Sul permitem a entrada de passageiros brasileiros com a Carteira de Identidade (RG) válida e em bom estado de conservação, sem a necessidade de apresentação de passaporte. Consulte a empresa aérea para mais informações.

Sou estrangeiro e vou viajar ao Brasil. O que preciso apresentar?
Passageiros de outras nacionalidades devem apresentar: passaporte; Cédula de Identidade de Estrangeiro – CIE (RNE); Identidade Diplomática ou Consular; ou ainda outro documento de viagem, resultado de acordos internacionais firmados pelo Brasil. Atente-se à validade do seu documento.

Sobre transporte de moeda
Para obter informações sobre porte de moeda (espécie ou cheque viagem), tanto na entrada quanto na saída do país, verifique a necessidade de preenchimento da Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV), a partir do site da Secretaria da Receita Federal do Brasil: www.edbv.receita.fazenda.gov.br.

Para outras informações, consulte as dicas da ANAC.

Atraso e cancelamento de voo

O que fazer se o voo atrasar?
Em casos de atraso, procure a companhia aérea que deverá lhe oferecer assistência. Para atrasos a partir de uma hora, o passageiro deve ter disponível algum meio de comunicação como, por exemplo, internet e telefone. Para atrasos superiores a duas horas, a companhia deve oferecer alimentação e, a partir de quatro horas, o passageiro poderá receber uma acomodação ou hospedagem, assim como o transporte até o local. 

O que fazer se o voo for cancelado?
Em casos de cancelamento, a companhia aérea deve oferecer ao passageiro assistência material, opção de acomodação ou reembolso. 

O que acontece se o aeroporto fechar por mau tempo? 
As condições meteorológicas podem impactar nas operações do aeroporto e impedir pousos e decolagens. Como consequência, os voos podem ser desviados para outros aeroportos ou, no caso de partidas, permanecer no solo até a melhora climática e reestabelecimento da operação. 

O que é overbooking?
O overbooking acontece quando o número de pessoas que deve embarcar ultrapassa a capacidade de lugares disponíveis na aeronave. 

Acessibilidade

PASSAGEIROS COM NECESSIDADE DE ASSISTÊNCIA ESPECIAL (PNAEs)

Quem são PNAEs e quais são os seus direitos?
Os passageiros com necessidade de assistência especial são aquelas pessoas que possuem alguma deficiência; com idade igual ou superior a 60 anos; gestantes; lactantes; pessoas acompanhadas por criança de colo; pessoas com mobilidade reduzida; pessoas que utilizam cão-guia; ou qualquer pessoa que, por alguma condição específica, tenha limitação na sua autonomia. Como passageiro, essa pessoa tem direito a assistência especial.

Em quais momentos o PNAE recebe assistência especial?
O passageiro recebe assistência especial da empresa aérea nas seguintes atividades: check-in e despacho de bagagem; deslocamento do balcão de check-in até a aeronave, passando pelos controles de fronteira e de segurança; embarque e desembarque da aeronave; acomodação no assento, incluindo o deslocamento dentro da aeronave; acomodação da bagagem de mão na aeronave; deslocamento desde a aeronave até a área de restituição de bagagem; recolhimento da bagagem despachada e acompanhamento nos controles de fronteira; saída da área de Desembarque e acesso à área pública; condução às instalações sanitárias; transferência ou conexão entre voos e realização de demonstração individual quanto aos procedimentos de emergência, se solicitado. 

O PNAE tem direito a acompanhante?
Nos casos em que a condição do passageiro exige a presença de um acompanhante, a solicitação deve ser feita com 72 horas de antecedência e o operador aéreo deve prover acompanhante, sem cobrança adicional, ou permitir a presença do acompanhante de escolha do PNAE.

Como solicito auxílio?
A pessoa que julgar necessário algum tipo de auxílio, deve informar a companhia aérea, no momento da compra da passagem, o tipo de atendimento especial que necessita (ajuda técnica, acompanhante e/ou uso de oxigênio suplementar, por exemplo). A empresa tem que responder à solicitação em até 48 horas. No Desembarque, a equipe de bordo comandará a saída do passageiro da aeronave, que deverá ser acompanhado por funcionários da companhia, ou por ela contratados, com o devido treinamento.

Sou gestante. Posso viajar?
Grávidas que desejam viajar devem consultar a companhia aérea. Além disso, é importante consultar um médico e verificar as condições. 

Bagagens

O que é bagagem de mão?
Refere-se à bagagem que o passageiro carrega dentro da aeronave.

O que é bagagem despachada?
A bagagem despachada é armazenada no porão da aeronave. 

O que é bagagem desacompanhada?
A bagagem desacompanhada é transportada como carga.

O que é franquia de bagagem?
A franquia é ó peso e o número de volumes permitidos para levar carregar na viagem. 

Posso levar a bagagem no interior da aeronave?
O transporte de bagagem no interior da aeronave é permitido desde que siga algumas especificações. Consulte a companhia aérea e verifique as condições de transporte.

Quais são os itens proibidos na bagagem de mão em voos domésticos?
Objetos cortantes ou perfurantes, armas de fogo e outros dispositivos que disparam projéteis, dispositivos neutralizantes, ferramentas de trabalho, substâncias explosivas ou incendiárias, e substâncias químicas e tóxicas não são permitidas no interior da aeronave. No caso de dúvidas, consulte a companhia aérea.

Quais são os itens proibidos na bagagem de mão em voos internacionais?
Além dos objetos cortantes ou perfurantes, armas de fogo e outros dispositivos que disparam projéteis, dispositivos neutralizantes, ferramentas de trabalho, substâncias explosivas ou incendiárias, e substâncias químicas e tóxicas, também não são permitidos recipientes com líquidos maiores que 100ml, mesmo que não estejam cheios. Recipientes com gel e pastas devem ser transportados em embalagens transparentes de até um litro e com dimensões máximas de 20cm X 20cm. No caso de dúvidas, consulte a companhia aérea.

Quais itens são proibidos na bagagem despachada?
Não é permitido transportar substância explosivas, inflamáveis ou tóxicas. No caso de dúvidas, consulte a companhia aérea. 

Como despachar objetos grandes, como equipamentos esportivos e instrumentos musicais?
Para transportar objetos maiores, o passageiro deve consultar a companhia aérea com antecedência e verificar as condições. Bagagens que não atendam às regras estabelecidas pela empresa, poderão ser recusadas ou submetidas ao transporte por cargas.

Posso embarcar na aeronave com produtos adquiridos no free shop?
É permitido o embarque de produtos adquiridos no free shop da área de Embarque. O passageiro poderá levar na bagagem de mão, desde que o volume esteja embalado em sacola selada pelo estabelecimento e acompanhado de nota fiscal. 

Restituição de bagagem e bagagem extraviada
O que é restituição de bagagem?
É processo de retirada de malas das esteiras de bagagens na área de Desembarque do aeroporto. Na chegada ao destino, a companhia aérea irá disponibilizar a bagagem nessas esteiras.

O que devo fazer se minha bagagem for extraviada?
Em caso de extravio de bagagem, o passageiro deve comunicar a companhia aérea imediatamente.

 

Transporte de animais

Posso viajar com o meu animal de estimação?
Animais de estimação são permitidos em viagens, porém, o viajante deve consultar a companhia aérea para verificar as condições de transporte. Dependendo do porte do animal ele pode viajar no interior da aeronave. Caso seja de grande porte, terá que viajar no porão da aeronave. Além das regras da companhia aérea, é importante consultar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e verificar as exigências. As condições podem variar de acordo com o tipo de viagem, doméstica ou internacional.

É permitido viajar com cão-guia?
Os cães guias são transportados gratuitamente e acompanham o seu dono no interior da cabine. Porém, antes de viajar, é necessário verificar as exigências sanitárias, seja para destinos nacionais ou internacionais.

Quais são os documentos necessários para embarcar com o animal de estimação? 
Para viagens nacionais com cães e gatos, o viajante deve procurar um médico veterinário cadastrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária e solicitar o atestado de saúde do animal. No caso de outros animais, é necessário obter o Guia de Trânsito Animal (GTA), emitido por um veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ou pelo órgão responsável pela defesa sanitária.

Voos internacionais

Qual horário preciso chegar no aeroporto?
Verifique com a companhia aérea qual é o horário limite para apresentar-se no aeroporto.

Em qual momento é permitido acessar a sala de embarque?
O acesso a sala de embarque é liberado após a realização do check-in e emissão do cartão do embarque. Fique atento às informações presentes no bilhete. Nele haverá orientações sobre o horário limite para embarque, horário de partida e número da poltrona. Verifique o portão de embarque nos monitores do aeroporto.

É permitido viajar com medicamentos?
Em casos de viagens internacionais, o passageiro deve levar junto com a medicação a prescrição médica. A entrada de medicamentos em outros países poderá ser submetida a fiscalização sanitária. 
Perante às normas de segurança aérea, só é permito levar na bagagem de mão medicamentos essenciais acompanhados de prescrição médica, que deve constar o nome do passageiro. Medicamentos que não necessitam de prescrição médica, como colírio e solução fisiológica, estão liberados. Insulinas e líquidos especiais ou gel para diabéticos devem estar sempre acompanhados de prescrição médica.

Preciso tomar vacina antes de viajar?
É importante manter sempre atualizado o cartão de vacinação. Verifique se o país de destino exige algum tipo de vacina.

Posso trazer produtos de origem vegetal e animal?
Existem algumas restrições para trazer alimentos de fora do país. Para saber quais são os itens permitidos e proibidos, consulte a Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO).

O que é alfândega?
É o controle de entrada e saída de mercadorias do país, realizado pela Receita Federal. Todos os passageiros em viagem internacional são submetidos ao controle alfandegário, seja na entrada ou saída do país.  

Qual é o valor limite de compras no free shop?
A compra limita-se a US$500 ou o equivalente à moeda.

Antes do voo

O primeiro passo, é fazer o check-in
A confirmação do voo é feita pelo procedimento chamado check-in. Nesse momento também é emitido o cartão de embarque, onde constarão as informações do voo (horário e número do assento). Ele pode ser feito no balcão da empresa, pela internet, por aplicativos de dispositivos móveis ou totens de autoatendimento nos aeroportos. Lembre-se: a última oportunidade que o passageiro tem para solicitar a correção do nome, quando houver algum erro, é antes da emissão do comprovante de check-in (cartão de embarque).

Hora do embarque
O horário do embarque estará gravado no seu cartão de embarque. Fique atento, pois este é sempre mais cedo que o horário de partida do voo. Após realizar o check-in, o passageiro deverá prosseguir para a área de Embarque, para verificação do cartão de embarque, passagem pelo canal de inspeção de segurança e deslocamento para o portão de embarque. 

Na sala de embarque
O passageiro deverá verificar o horário e o portão de embarque para o seu voo nos diversos monitores espalhados pelo aeroporto (estarão na sala de embarque também). Tanto o horário do voo quanto o portão de embarque podem sofrer alterações a qualquer tempo. Após a chamada para a entrada na aeronave, o passageiro deve apresentar o seu cartão de embarque e o seu documento de identificação.

Inspeção de segurança

Por que preciso passar pelo detector de metais?
Os procedimentos de inspeção de segurança do aeroporto são itens obrigatórios e seguem normas internacionais. Todos os passageiros, exceto passageiro que tenha material implantado, devem ser inspecionados pelo detector de metais no momento do embarque.

O que devo fazer antes de passar pelo detector de metais?
Antes de passar pelo pórtico, todos os passageiros devem retirar objetos metálicos como cinto, moeda, relógio, chaves, celular, fivelas e etc. 

Como proceder se o detector de metais acionar mesmo após a retirada de todos esses materiais? 
Caso o alarme sonoro seja disparado, o passageiro deverá ser inspecionado com detector manual de metais. Passageiros que se negarem a passar pela busca pessoal serão impedidos de acessar a sala de embarque. 

A bagagem de mão também passa pelo raio-X?
A bagagem de mão também deve passar por inspeção e, caso sejam detectados itens proibidos, eles deverão ser descartados.

Posso embarcar com alimentos?
Em voos nacionais não há restrição para transporte de alimentos dentro do avião, porém é importante consultar a companhia aérea sobre o consumo deles a bordo. Para voos internacionais é necessário consultar a companhia aérea sobre a restrição de entrada de alimentos no país de destino.

Segurança de voo

Cuidados para um voo seguro
Para a segurança dos passageiros e tripulantes, algumas regras e orientações devem ser observadas:

  • É proibido fumar a bordo do avião, inclusive nos lavatórios, e não é permitido impedir ou tentar impedir o funcionamento dos detectores de fumaça instalados nos lavatórios. Caso descumprida essa regra, o fumante responde por crime previsto no artigo 261 do Código Penal, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão a quem expuser uma aeronave ao perigo.
  • Aparelhos eletrônicos só poderão ser utilizados dentro da aeronave de acordo com a permissão e condições estabelecidas pela empresa aérea. Alguns dispositivos eletrônicos podem ser utilizados a bordo de aeronaves, exceto durante as operações de pouso e decolagem. Nessas fases do voo não são permitidos equipamentos que emitem ondas eletromagnéticas, como os telefones celulares, notebooks, aparelhos que reproduzem músicas e vídeos (players de MP3, MP4, tablets e outros), câmeras digitais de foto e vídeo, entre outros. Cada companhia aérea pode liberar ou não o uso entre seus passageiros. Consulte a empresa para mais informações.

Procedimentos de segurança
Algumas ações podem ser feitas pelo piloto, se necessário:

  • Arremeter: é uma manobra realizada pelo piloto quando ele identifica que as condições para o pouso não estão plenamente favoráveis e planeja fazer uma nova aproximação.
  • Atraso no pouso e decolagem: prezando pela segurança, às vezes é necessário atrasar em alguns minutos uma decolagem ou pouso para se garantir uma separação mínima entre as aeronaves.
  • Tempestades e zonas de turbulência: o passageiro deve permanecer sentado e com o cinto afivelado, principalmente quando o aviso luminoso estiver acesso, e observar as instruções dadas pela tripulação. Se estiver no sanitário ou no corredor do avião, deve retornar imediatamente ao seu assento. Durante turbulência, o serviço de bordo é interrompido.
  • Fechamento de aeroporto: pode ocorre quando as condições meteorológicas ou operacionais não são adequadas para operar em segurança. Assim, pousos e decolagens são suspensos ou cancelados. Nesses casos, as aeronaves que pousariam ou decolariam daquele aeroporto poderão ser direcionadas a outros ou permanecerem em espera.
  • Atendimento a bordo: em caso de urgência médica dentro da aeronave, comunique o fato à equipe de bordo. Serão tomadas as devidas providências, como alertar os serviços de saúde do destino da viagem. Dependendo do caso, a aeronave poderá, ainda, fazer um pouso não programado.

Direitos do passageiro

Houve algum problema e me sinto lesado. O que posso fazer?
Ao comprar uma passagem, você estabelece um contrato com a companhia aérea, portanto, uma relação de consumo.
Caso se sinta prejudicado ou tenha os seus direitos desrespeitados, dirija-se primeiro à empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não derem resultado, você pode acessar a plataforma de resolução de conflitos do governo federal: Consumidor.gov.br.

Glossário aeroportuário

Aeródromo: área definida sobre a terra ou água destinada à chegada, partida e movimentação de aeronaves.

Alfândega: é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes. Nos aeroportos brasileiros, esta área fica sob a responsabilidade da Receita Federal.

Aquaplanagem: fenômeno que ocorre quando as rodas da aeronave não conseguem ter um contato adequado com a pista reduzindo, assim, o atrito necessário para a atuação eficiente dos freios. Acontece, normalmente, devido à formação de uma lâmina de água entre o pneu e a superfície da pista.

Arremeter: é uma manobra realizada pelo piloto quando ele identifica que as condições para o pouso não estão plenamente favoráveis e planeja fazer uma nova aproximação.

Cabeceira de pista: início da pista de pouso e decolagem destinada ao pouso.

Codeshare: é um acordo entre as companhias aéreas para transporte de passageiros. O passageiro compra o bilhete com uma determinada empresa e voa com uma companhia parceira.

Conexão: acontece quando o passageiro desembarca em uma cidade, que não é o seu destino, e embarca em outra aeronave para continuar a viagem.

Escala: ocorre quando o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino para abastecer, embarcar ou desembarcar, mas o passageiro não precisa trocar de avião até o seu destino.

IATA: definido pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (International Air Transport Association), é um código aeroportuário composto por três letras que designa os aeroportos em todo o mundo.

ICAO: definido pela Organização da Aviação Civil Internacional (International Civil Aviation Organization), é um código aeroportuário composto por quatro letras que identifica os aeroportos ao redor do mundo. A primeira letra corresponde ao continente, a segunda ao país de origem e as últimas identificam o aeroporto.

Instrument Landing System (ILS): é um sistema de pouso por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que está na fase de aproximação final de uma determinada pista.

No-show: termo utilizado pelas companhias aéreas quando passageiros não se apresentam para o embarque.

Overbooking: é a venda de passagens aéreas acima do número de assentos da aeronave.

Push-back: procedimento de reboque da aeronave, desde a porta de embarque até a taxiway para a partida dos motores.

Taxiway: é uma faixa de pista em que a aeronave pode rolar (taxiar) para um hangar, terminal ou pista.

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