O nosso website utiliza cookies para fornecer a vocês, usuários, conteúdos e serviços de seu interesse, para melhorar a experiência durante sua navegação. Destacamos que referido uso é realizado de acordo com as obrigações legais com relação ao tratamento de dados pessoais e regulatórias aplicáveis ao segmento aeroportuário.
Para continuar navegando é importante que você leia e entenda os termos da nossa Política de utilização de cookies.

Simulado Pafavida ocorre no Porto Alegre Airport

Na manhã de quarta-feira (18/8), a Fraport Brasil – Porto Alegre promoveu o simulado Pafavida (Plano de Assistência às Vítimas de Acidente Aeronáutico e Apoio a seus Familiares). Conduzido pela equipe de Resposta à Emergência, esse exercício é previsto no RBAC 153 (Regulamento Brasileiro da Aviação Civil), e se propõe a testar os serviços envolvidos e ações previstas no PLEM (Plano de Emergência em Aeródromo).

De acordo com o Regulamento, em caso de acidentes aeronáuticos, o administrador aeroportuário deve disponibilizar centros de recepção aos familiares de passageiros e tripulantes, imprensa e sobreviventes – até que a companhia aérea tenha condições de assumir este atendimento.

No cenário criado para o simulado, após 25 minutos de voo, uma aeronave com destino à Porto Alegre, com 64 passageiros a bordo, perdeu contato com os órgãos de controle. Buscas foram iniciadas pelos órgãos de resgate. Além de colocar em prática as ações do PLEM, o exercício testa o Plano de Emergência da companhia aérea, o tempo resposta dos acionamentos de cada setor e o serviço necessário ao suporte dos grupos mencionados acima.

“A execução periódica dos exercícios nos faz retomar as atividades e procedimentos necessários para o atendimento de uma ocorrência crítica. É uma atividade rica não somente para os setores da Fraport Brasil, mas também para todos os parceiros envolvidos”, afirma Euler Monteiro, coordenador de emergência na Fraport Brasil.

Além dos departamentos da Fraport Brasil – Porto Alegre, a atividade contou com apoio da Azul Linhas Aéreas e do Posto Médico do Porto Alegre Airport.