O nosso website utiliza cookies para fornecer a vocês, usuários, conteúdos e serviços de seu interesse, para melhorar a experiência durante sua navegação. Destacamos que referido uso é realizado de acordo com as obrigações legais com relação ao tratamento de dados pessoais e regulatórias aplicáveis ao segmento aeroportuário.
Para continuar navegando é importante que você leia e entenda os termos da nossa Política de utilização de cookies.

Simulado de emergência aeroportuária acontece em Porto Alegre

Na manhã de 9 de junho, a Fraport Brasil realizou o Esea (Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo) no aeroporto de Porto Alegre. A atividade, que segue normativa RBAC 153 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tem como objetivo treinar as equipes internas, externas, órgãos públicos e demais serviços que atuam no aeroporto para o momento de uma emergência.

Nesta edição, foram executados os módulos 5 (Recursos Externos e Internos) e 6 (Remoção de Vítimas). O cenário criado para o exercício foi a colisão entre um trator rebocador e um ônibus que fazia o transporte de passageiros até a posição remota. Para a triagem das vítimas foi utilizado o método START, categorização de quatro cores [verde, amarelo, vermelho e preto (óbito)]. Após este processo, foi feita a regulação das vítimas junto aos hospitais de referência, de forma descentralizada da central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), direto com médico regulador presente no COE (Centro de Operações de Emergência), agilizando todo o processo.

A atividade foi organizada pela equipe do SREA (Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária) da Fraport Brasil – Porto Alegre. Como recursos internos, participaram bombeiros de aeródromo, os médicos e enfermeiros do Posto médico do aeroporto, a equipe da Fraport Brasil, além do emprego de carros contraincêndio, carro de resgate e salvamento, posto de coordenação móvel e ambulância. Como recursos externos, participaram o SAMU, com ambulâncias, socorristas e médicos, a CCR Via Sul com ambulâncias e colaboradores, e hospitais de referência. Além disso, a ação contou com o apoio de estudantes de Medicina que representaram as vítimas.

Durante o processo foi aferido o tempo de resposta dos acionamentos e deslocamentos e procedimentos, O simulado durou 1h20, entre o acionamento e a liberação do local do “acidente”.