Atividade do projeto O Sul Te Espera, em parceria com a Fraport Brasil, leva música, arte e tradição gaúcha ao desembarque de Porto Alegre
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), em parceria com a Fraport Brasil, preparou uma recepção especial para marcar o Mês Farroupilha no principal portão de entrada aérea do Estado. Nos dias 11, 12, 18 e 19 de setembro, sempre das 8h às 10h, passageiros que desembarcarem no terminal doméstico do Porto Alegre Airport serão surpreendidos com o projeto O Sul Te Espera, que promove ativações culturais e momentos de acolhida logo na chegada a capitsal gaúcha.
A ação conta com a participação de artistas que representam a identidade gaúcha: um gaiteiro, um violeiro, a tradicional estátua-viva do Laçador e dois casais pilchados, que interagem com os viajantes e transmitem a força do tradicionalismo. Além das apresentações, o aeroporto recebe uma decoração especial alusiva ao Mês Farroupilha, criando um ambiente imersivo que reforça a simbologia do período. A ambientação temática permanecerá até o fim de setembro, levando um pouco da cultura gaúcha para todos os que circularem pelo terminal.
"O turismo é uma porta de entrada para mostrar a identidade do Rio Grande do Sul. Queremos que cada visitante tenha, logo na chegada, uma experiência marcante que una nossas tradições com a hospitalidade que é marca registrada do nosso povo", destaca o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini. Para ele, iniciativas como essa fortalecem o posicionamento do estado como destino acolhedor, diversificado e conectado às suas raízes.
"O aeroporto de Porto Alegre é a principal porta de entrada para os turistas no RS. O receptivo e as ações são uma forma de apresentar nossa cultura e tradição já na chegada dos passageiros. Temos visto momentos muito bonitos aqui, de pessoas dançando ao som da gaita, se divertindo e celebrando junto conosco o Mês Farroupilha", afirma Rodrigo de Sousa, diretor comercial da Fraport Brasil.
Expressões típicas recebem destaque no aeroporto
A Fraport Brasil preparou uma ambientação especial no Aeroporto de Porto Alegre para celebrar o Mês Farroupilha. Foram instalados letreiros em letras-caixa com expressões típicas do vocabulário gaúcho: no Check-in Doméstico, no 2º piso, a palavra “Tchê”; em frente ao Embarque Internacional, também no 2º piso, o termo “Bah”; e no Desembarque, no 1º piso, os destaques “Bah”, “Tchê” e “Capaz”, recepcionando os passageiros que chegam à capital.
Ao lado de cada letreiro, totens explicativos apresentam a origem dessas expressões, acompanhados de frases de autores consagrados como Luis Fernando Verissimo, Erico Verissimo e Jayme Caetano Braun. Além disso, um grande painel instalado no 2º piso aborda o uso das expressões e outros elementos da cultura gaúcha, reforçando o clima festivo e a identidade do Rio Grande do Sul já no momento da chegada ou partida pelo aeroporto.
Com o receptivo, o Governo do Estado reforça a valorização das tradições gaúchas e proporciona aos visitantes um primeiro contato que traduz a essência do Rio Grande do Sul.
Publicado em 11/09/2025 | 17h35