As obras de reabilitação do aeroporto de Porto Alegre avançam conforme o planejamento e cronograma apresentado ao Governo Federal. “Estamos na fase 2 do planejamento, que iniciou em 13/7, e estamos avançando conforme o esperado”, afirma Cássio Gonçalves, diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport Brasil.
Já foi finalizada a fresagem e repavimentação da taxilane (via que faz a conexão entre o pátio de aeronaves e as taxiways) do Pátio 1 e da taxiway M4 (taxiway é o caminho que liga a pista com outras áreas do aeroporto), assim como a fresagem de 1.200m (de aproximadamente 2.300m que serão recuperados) da pista de pouso e decolagem e da taxiway F. Esta semana está sendo realizada a fresagem da taxiway D. Após o fim do trabalho de fresagem, será aplicada a pintura de ligação, elemento que promove a aderência entre a placa e as camadas de asfalto que virão na sequência para que se atinja a cota original de altura da pista.
Paralelo a este trabalho, está sendo construída uma usina de asfalto dentro do aeródromo para dar mais celeridade ao processo de recuperação. Devido à estrutura geotécnica do terreno, são necessários diferentes tipos de asfalto de forma a compor a extensão da pista de pouso e decolagem, taxilane e taxiways.
“Para cada composição são feitos diferentes testes de resistência, para termos certeza que a receita está adequada para o local em que será aplicada”, explica Cássio. Para dar celeridade às obras, a Fraport Brasil está trabalhando com duas usinas de asfalto – além da que está sendo construída no aeroporto, quatro pedreiras que fornecem os insumos e um fornecedor de ligante betuminoso (asfalto propriamente dito) que está trabalhando de forma exclusiva para esta obra.