O nosso website utiliza cookies para fornecer a vocês, usuários, conteúdos e serviços de seu interesse, para melhorar a experiência durante sua navegação. Destacamos que referido uso é realizado de acordo com as obrigações legais com relação ao tratamento de dados pessoais e regulatórias aplicáveis ao segmento aeroportuário.
Para continuar navegando é importante que você leia e entenda os termos da nossa Política de utilização de cookies.

Fraport Brasil realiza Exercício Simulado de Emergência Aeroportuária

A tarde de terça-feira (29/6) foi movimentada no Porto Alegre Airport. Conduzido pela equipe de Resposta à Emergência da Fraport Brasil – Porto Alegre, foi realizado o ESEA (Exercício Simulado de Emergência em Aeródromos). O simulado é previsto na RBAC 153 (Regulamento Brasileiro da Aviação Civil), e se propõe a testar os serviços envolvidos e ações previstas no PLEM (Plano de Emergência em Aeródromo).

O exercício verificou cinco módulos (elencados na RBAC 153): módulo 3 - Ferramentas de suporte, módulo 4 - PCM (Posto de Coordenação Móvel), módulo 5 - Recursos externos e internos, módulo 6 - Remoção de vítimas e módulo 8 - PCINC (Plano Contraincêndio de Aeródromo).

No cenário criado para o simulado, um trator de pushback perdeu o controle e o motorista colidiu contra a grade ao se deslocar pela via de serviços em direção ao Terminal de Passageiros. A “vítima” ficou presa nas ferragens ocasionando interdição da via.

“Com este tipo de exercício avaliamos, a partir da criticidade da ocorrência, todos os acionamentos necessários – inclusive se os contatos estão corretos, o tempo da comunicação durante a ocorrência, o tempo de acionamento dos envolvidos e se todos os equipamentos e ferramentas necessários estão disponíveis e em pleno funcionamento”, afirma Carlos Schmid, diretor de emergência e segurança na Fraport Brasil.

O ESEA ocorre periodicamente durante o ano e a cada edição são verificados módulos diferentes. “O simulado tem como objetivo manter um nível de alerta na comunidade aeroportuária e a revisão constante de procedimentos das equipes de resgate que permita uma resposta imediata e eficaz frente às emergências aeronáuticas”, coloca Euler Monteiro, coordenador de emergência na Fraport Brasil.

Além dos departamentos da Fraport Brasil – Porto Alegre, a atividade contou com apoio da empresa RP, que cedeu o equipamento, a Torre de Controle, a Seção Contraincêndio e o Posto Médico do Porto Alegre Airport.