De 9 a 10/12, a aeronave GEIV, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou voos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação e pouso. Esta atividade faz parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista de pouso e decolagem com a sua extensão completa em 3200 metros.
O GEIV fez a verificação dos PAPIs (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) das pistas 11 e 29 e do ALS (Approach Light System). Após essa atividade, os registros dos equipamentos são analisados para que sejam emitidas as aprovações operacionais para retorno em 16/12/24.
O ALSF e o PAPI são equipamentos que auxiliam os pilotos com orientações visuais da localização da pista e da rampa de pouso.
Dentro do processo de reabilitação da pista estão previstos voos de testes (13 a 16/12) dos equipamentos: Localizador, Glide Slope (rampa de aproximação) e DME, os quais são de responsabilidade da Força Aérea e que, em operação conjunta com os equipamentos aferidos hoje, compõem o sistema ILS.
Publicado em 10/12/2024 | 17h